domingo, agosto 06, 2006

As minhas palavras... 6 de Agosto de 2006

Caros amigos,

Resolvi criar um espaço neste blog com as minhas palavras. Este espaço será constituído pela apresentação dos textos escolhidos.

Esta semana escolhi o tema Poetas e Cantores de Intervenção. Este tema foi suscitado pelo Jorge Preto que me enviou o poema "Há que dizer-se das coisas" de José Carlos Ary dos Santos. Os meus agradecimentos ao Jorge.

A partir deste tema, escolhi...

Zeca Afonso - Os Vampiros
Manuel Freire - Ei-los que partem
Manuel Alegre - Trova do vento que passa
Ary dos Santos - Tourada


Sou uma filha da revolução e conheci muito do que se passou durante o fascismo através da poesia de intervenção. Estes poemas-canção são apenas alguns dos que poderiam estar aqui a representar o movimento de contestação ao governo fascita do Estado Novo. Escolhi estes poemas porque marcaram uma parte da minha vida e me lembram alguns amigos da adolescência, me lembram o grupo de teatro da escola secundária e me lembram uma professora de história que marcou muito o modo como vejo o mundo [um abraço para a professora Fernanda Lourenço].

Espero que gostem.

Por hoje é tudo.

Um abraço.

Susana.

Sem comentários: