domingo, outubro 28, 2007

As minhas Palavras... 28 de Outubro de 2007



Foto: João Mendonça, Foto enviada por Humberto Mendonça, seu filho.



Quem me conhece à algum tempo sabe que sou uma grande fã da Dulce Pontes. Gosto dela pela voz, pela musica, mas principalmente pelas palavras. Foi através dela que conheci o poeta João Mendonça, autor de um dos meus poemas favoritos A ilha do meu Fado, já publicado no palavras.

Foi através desta publicação que o Humberto Mendonça, filho do João Mendonça, me contactou, para me agradecer a homenagem ao pai. Como conhecia pouco da vida deste poeta, pedi-lhe uma pequena nota biográfica e então, disse-me ele:

"O meu pai foi bancário e ao reformar-se dedicou-se por inteiro à escrita. Recebeu vários prémios internacionais pela sua escrita. recebeu dois prémios em W.DC um pelo melhor poema em língua estrangeira e outro pelo melhor poema de escritor estrangeiro em inglês.

Faleceu repentinamente com 57 anos no dia 3 de Agosto de 2004 de ataque cardíaco na ilha do Faial onde se encontrava a passar férias.

Foi fundador do grupo de Teatro Micaelense chamado Máquina do Tempo.

Durante muito tempo escreveu crónicas e skatches para um actor micaelense chamado Tia Maria do Nordeste, pertenceu ao grupo de teatro dos bancários chamado A Rir é que a gente se entende.

Lançou o livro Fragmentos

De entre as letras que escreveu destaco as cantadas pela Dulce Pontes, pelo Carlos do Carmo e pelos Ala dos Namorados.

Dentro em breve será lançado um livro de todos os escritos que encontrámos no seu computador.

Lembro-me dos convites para as minhas festas de aniversário que eram sempre em versos escritos por ele.

Além disso era um grande animador, contava anedotas como ninguém, tinha sempre um carinho muito especial por todas as crianças e estas por ele."

Hoje deixo aqui o meu agradecimento ao Humberto e homenageio o poeta da Dulce: João Mendonça.

Espero que gostem.

Um abraço.

Susana B.


Sem comentários: