segunda-feira, outubro 13, 2008

João de Deus - Agora!



Foto: Paulo Franco



A luz que dá o teu rosto
É a luz da madrugada,
Mas vi-a quase ao sol posto
De uma vida amargurada…
Tão tarde vi o teu rosto!

Oh! Se na manhã da vida
Me raia logo essa aurora,
Quando folha e flor caída
me embelezara inda agora
O triste arbusto da vida!

Mas andei sempre às escuras…
Por onde nem se lobriga
Luz de estrelas nas alturas,
Quanto mais em face amiga…
Eu andei sempre às escuras!

E agora vendo a beleza
Dessa luz que me alumia,
Não sei se minha tristeza
É mais do que a minha alegria…
Vendo agora essa beleza!



João de Deus (Poeta português, 1830-1896)

2 comentários:

Aprender a ser feliz disse...

Também me tocou...
Parabéns!

Marta Vasil (pseud.de Rita Carrapato) disse...

Susana

Obrigada por me ter lembrado deste autor, da sua melancólica poesia. Há muito que não lia nada dele.

Beijinhos

Marta